sábado, 17 de março de 2012

A primeira partida da sua história

As 17:50 minutos do dia 4 de fevereiro de 1990, onze jogadores entravam para a história do clube, trazendo junto com eles a esperança, a raça e a vontade de vencer de milhares de torcedores tricolores e com a seguinte numeração o Paraná Clube fazia a sua primeira partida da sua história: Ademir Maria (1); Régis(2), Vágner (6), Ariomar (3) e Ednélson (4); Marquinhos Ferreira (5), Pedrinho (11) e Henágio (8); Sérgio Luiz (7), Adoílson (9) e Marquinhos Benatto (10).
Após o sorteio do campo pelo árbitro Afonso Vitor de Oliveira, o Paraná Clube atacaria no primeiro tempo para o gol de entrada do Estádio Couto Pereira, justamente aonde estava a sua torcida.
A partida começa e a equipe do Paraná Clube domina amplamente as jogadas no meio de campo com os meias Pedrinho Maradona, Henágio e Marquinhos Benatto deixando a zaga do Coritiba em apuros, e a primeira chance de gol aconteceu logo aos 3 minutos de partida, quando o meia Henágio aproveitou da falha do zagueiro Jorjão e escapou pela esquerda e próximo ao gol do goleiro Gérson chutou e quando a torcida já começava a comemorar o gol, mas a bola caprichosamente bateu na trave direita, passando pela linha e indo bater no trave esquerda e saindo. Aos 25 minutos, a equipe tricolor desperdiça mais uma grande oportunidade de abrir a contagem com o meia Pedrinho Maradona, que obriga o goleiro Gérson a praticar mais uma difícil defesa.
Aos 34 minutos Moreno e Chicão armaram o contra ataque Coritiba, e lateral esquerdo Paulo César, fazia o primeiro gol da partida.
Terminada a primeira etapa, o Paraná Clube mostrava um certo nervosismo e os destaques da primeira etapa foram os jogadores Henágio, Pedrinho Maradona, Vágner, Adoílson e Marquinhos Benatto.
No início da segunda etapa, o Paraná perde mais uma chance de fazer o seu primeiro gol, atráves do meia Pedrinho Maradona, mas desperdiçou, chutando para fora. Para continuar mantendo o ritmo do jogo técnico Rubens Minelli, faz as primeiras alterações colocando o meia Ney Santos no lugar do Pedrinho Maradona, e para reforçar o ataque, o técnico coloca o ponta Leocir, no lugar do meia Marquinhos Ferreira. Com estas substituições a equipe do Paraná Clube, continuava com a forte marcação no meio com os meias Ney Santos e Marquinhos Ferreira, e reforçava o ataque com o ponta Leocir, que jogaria mais aberto pela equerda, deixando os meias Henágio e Marquinhos Benatto as investidas pelo meio de campo. A equipe tricolor continuou atacando, mas não conseguiu o gol de igualdade.
O que se viu naquele domingo, jamais será esquecido, foi um espetáculo nas arquibancadas, era um verdadeiro mar de bandeiras tricolores sendo agitadas, um novo grito de guerra ecoando nas arquibancadas e o nascimento de uma nova paixão chamada "Paraná Clube".



Ficha técnica da partida:
1°turno - 1ª Rodada / 04 de fevereiro de 1990 / Domingo
Coritiba (PR) 1x0 Paraná Clube
Jogo: 001
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Horário: 18:00 horas
Juiz: Afonso Vitor de Oliveira, auxiliado por Oséas José Maria Turra e Ademir Manoel Ferreira.
Renda: Cr$ 847.740,00.
Público: 18.117 pagantes.
Gol: Paulo César “Campinas”aos 34 minutos do 1° tempo.
Cartões amarelos: Ariomar, Serginho, Henágio, Vágner e Tostão.
Coritiba (PR): Gérson; Ditinho, Vica, Jorjão e Paulo César; Hélcio, Osvaldo (Márcio), Tostão e Serginho; Chicão e Moreno (Ronaldo). Técnico: Paulo César Carpeggiani.
Paraná Clube: Ademir Maria ; Régis , Vágner , Ariomar e Ednélson ; Marquinhos Ferreira (Leocir ), Henágio e Marquinhos Benatto ; Sérgio Luiz , Pedrinho Maradona (Ney Santos ) e Adoílson . Técnico: Rubens Minelli.



Marquinhos Benatto e Serginho.

Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa!
    Nosso Paraná Clube teve grandes glórias nestes 25 anos e todos nós devemos alimentá-las e divulgá-las.
    Não vamos deixar que as péssimas administrações do passado manchem a memória de um time que tantas alegrias nos trouxe.
    Ainda veremos neste blog, espero, nossos títulos e nossas principais vitórias, com goleadas históricas no Flamengo, no Fluminense, no Coritiba, etc..

    ResponderExcluir