Palestra Itália

Palestra Itália Futebol Clube.
Fundação: 7 de janeiro de 1921.
Endereço:Sociedade Dante Alighieri, na Praça Zacarias.
Estádio:Palestra Itália, no Tarumã.
Apelido:Periquito, devido a cor verde do seu uniforme.
Títulos:Campeão parananese em 1924, 1926 e 1932
Artilheiros no parananese: Francalacci com 13 gols em 1924, Gabardinho com 10 gols em 1930, Gabardinho com 28 gols em 1931.

O Palestra Itália foi fundado por iniciativa do Sr. Ângelo, superintendente do Banco Francês e Italiano. Os simpatizantes do novo clube se reuniram na sede da Sociedade Dante Alighieri e decidiram que as cores da bandeira seriam iguais a da bandeira da Itália e o seu uniforme seria azul, como a da Azurra italiana, mas logo passou para as cores verde e branco.
A equipe do Palestra Itália quebrou a série de títulos do Britânia, sendo campeão paranaense pela primeira vez no ano de 1924.
Como o clube era de origem italiana teve que mudar de nome durante a 2ª guerra mundial, onde passou a se chamar Paranaense, depois Comercial, Palmeiras, onde em 1950, voltou a se chamar Palestra Itália.
No dia 17 de dezembro de 1950, após a partida contra o Coritiba a equipe do Palestra Itália recebeu o famoso apelido "Nem que morra", após a bravura de seus jogadores na partida.





Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário