Esporte Clube Pinheiros


Fundação: 12 de agosto de 1971
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, Vila Guaira
Estádio: Érton Coelho de Queiroz
Apelido: Leão da Vila Guaira
Primeiro presidente: Sr. Hamilton Vaz Siqueira.
Artilheiros no campeonato parananese: Dadinho com 8 gols em 1988.
Principais jogadores: Toinho, Newmar, Marinho, Serginho, Sérgio Luiz, Zé Roberto, Serginho Zaia, Carlos Ernesto.

No dia 12 de agosto de 1971 surgia o Esporte Clube Pinheiros, sucedendo o Esporte Clube Água Verde que conseguiu o prestígio no esporte paranaense pelo seu desenvolvimento patrimonial.
Partindo que era necessário uma renovação, os dirigentes do Água Verde procuravam um nome que viesse trazer uma nova perspectiva para o novo  clube, e assim nascia o E.C Pinheiros.
Seu patrimônio era composto de um parque aquático, Ginásio de Esportes, Parque Campestre e o Estádio OrestesThá.

A primeira partida do Pinheiros em campeonatos paranaenses aconteceu no dia 14 de novembro de 1971 na 1ª rodada do campeonato contra a equipe do Iguaçu de União da Vitória no Estádio Antiocho Pereira e o meia Madureira aos 8 minutos do 1°tempo marcou o primeiro gol do novo clube. Aos 12 minutos o atacante  Nei cobrando uma penalidade máxima marca  segundo gol do Pinheiros. A partida partida da história do Leão  terminou empatada em 2 a 2.
Em Curitiba a primeira partida foi contra a equipe do União Bandeirante no Estádio Orestes Thá, 
e a equipe venceu o União Bandeirante por 1 a 0, gol do ponta Zé Roberto aos 6 minutos do 1° tempo.
Naquela partida o Pinheiros jogou com: Silveira; Tadeu, Irã (Itamar), Zezinho (Nininho) e Deda; Lucas e Orlando; Ismael, Alex, Nei e Zé Roberto. O técnico era José Carlos Bauer.
No seu primeiro campeonato paranaense a equipe ficou em 5° lugar, ficando invicta uma série de 10 partidas.
As 10 horas do dia 10 de dezembro de 1977 foi implantada a pedra fundamental da futura Sede Social do clube, onde o ato solene contou com dirigentes e associados.
No ano de 1978 começava a nascer a Vila Olímpica do Boqueirão que seria construída em uma área de 66 mil metros quadrados, com um projeto arquitetônico de Maria Helena Grudzien.
O Estádio Erton Coelho Queiróz foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1983 na partida contra o Coritiba. Toninho Vieira cobrando uma falta aos 17 minutos do 2° tempo marca o primeiro gol do estádio.
Em 1982 o Pinheiros  conquista o campeonato da  2ª divisão e  nos anos seguintes conquista os campeonatos de 1984 e 1987 da 1ª divisão.   


Pinheiros e Iguaçu no Estádios Orestes Thá em 1972

Nei, Alex e Jairo em 1972

Um comentário: