quarta-feira, 7 de março de 2012

Estádio Durival de Britto e Silva - 65 anos de histórias


Foto aérea do Estádio Durival de Britto em 1950.

Ao analisarmos a imagem, podemos ver alguns detalhes como:
- Atrás da arquibancada geral (como era chamada e hoje é conhecida como reta do relógio), existia um ginásio, que na década de 60 eram ministradas aulas de artes marciais. Provavelmente este ginásio foi demolido no início dos anos 70.
- Atrás do antigo gol de fundos do Durival de Britto (atual curva norte), podemos ver vários detalhes interessantes:
o primeiro são as quadras de esportes, sendo que duas são para a prática de basquete e isto não é por acaso, pois nas décadas de 50/60 o Ferroviário disputava o campeonato curitibano em várias categorias.
Ao lado das canchas temos a famosa "Concha Acústica", e que viu "ao vivo" garante que era uma obra de arte.
Ela ficou ali por mais de 40 anos e foi demolida, e não se sabe o verdadeiro motivo no ano de 1974.
Apesar de sua grandiosidade e de ser uma marco na arquitetura do estádio, são raras as fotografias apenas da Concha Acústica, ela sempre apareçe em segundo plano, durante um treinamento ou em alguma competição que era realizada no estádio.
Ao lado das sociais existe uma pequena arquibancada, que provavelmente era de madeira.
No portão de entrada do estádio ( Rua Engenheiro Rebouças) não existiam arquibancadas, elas foram contruidas em 1967 para os jogos do Ferroviário no Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Em 1974/75 as arquibancadas de madeira foram substituidas pelas atuais.
Em umas das visitas que eu fiz durante as reformas da Vila Capanema em 2006, vi nos primeiros degraus da arquibancada que existia atrás do gol de fundos, a marca das mãos do Hipólito Arzua e do Dely Macedo e a data que foi contruida. Como estava sem a máquina de fotografia não registrei, e quando voltei dias depois os degraus já estavam concretados, uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário