quarta-feira, 21 de março de 2012

Memória Tricolor: Clube Atlético Ferroviário.

Fundação: 12 de janeiro de 1930
Endereço: Vila Capanema
Estádio: Durival de Britto e Silva
Apelido: Boca Negra
Primeiro Presidente: Francisco Alves Guimarães
Títulos: Campeão parananese em 1937, 1938, 1944, 1948, 1950, 1953, 1965, 1966.
Artilheiros no parananese: Valdomiro com 7 gols em 1934, Isauldo com 13 gols em 1947, Isauldo com 22 gols em 1950, Afinho com 20 gols em 1952.

No dia 12 de janeiro de 1930, reuniram-se na residência do Sr. Ludovico Brandalize na Avenida Silva Jardim os senhores Francisco Alves Guimarães, Holger Mortencin, Guilherme Gerber, Manoel Motter Filho, Max Muller, Emílio Amódio, Luiz Bindo, Joaquim de Mello e Altayr de Paula Pereira, onde apresentaram a idéia de fundar uma associação esportiva composta de empregados da rede ferroviária.
A associação que acabara de ser aprovada por aprovação unanime dos presentes recebeu o nome de "Clube Athlético Ferroviário".

Nesta mesma reunião foi aclamada a primeira diretoria:
Presidente hornorário: Sr. Carlos Kiehl
Diretor Presidente: Francisco Alves Guimarães
Diretor Vice-Presidente: Manoel Motter Filho
Diretor Secretário: Eduardo Weigrt
Diretor Tesoureiro: Altair de Paula Pereira
Diretor Vice-Tesoureiro: Luiz Brito
Conselho Fiscal:
Presidente: Germano Kruger
Menbros:
Guilherme Gerber
Antônio Marconcin


O uniforme dos amadores da equipe seria: camisa branca, gola e punhos verdes, tendo no peito do lado esquerdo o distantivo do clube, representado pelas letras maiúsculas CAF e calções brancos.
No ano de 1930 o clube participou o campeonato da série B, enfrentando as equipes do Poty, Guarani, Operário Ahú entre outras.
Em 1931 foi o ano em que o clube passou a jogar o campeonato paranaense contra os chamados grandes clubes.
No ano de 1947 o clube inaugura o seu estádio, o "Durival de Britto e Silva", o "Colosso da Vila Capanema", que era o 3° maior estádio do país e credenciou Curitiba a ser uma das sedes da Copa do Mundo de 1950.
O título mais importante do Ferroviário aconteceu em 1953, ano do Centenário da Emancipação Política do Estado do Paraná, onde a equipe conquistou o título vencendo a equipe da Camabaraense na Vila Capanema por 2 a 1 e conquistando o título de "Campeão do Centenário".
No ano de 1967 o Ferroviário disputa pela primeira vez o Torneio Roberto Gomes Pedrosa com os maiores equipes do futebol brasileiro.
Além da equipe do futebol profissional o Ferroviário tinha equipes nos eportes amadores como atlétismo, basquete, volêi, natação.


Antigo escudo do Ferroviário.



Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página.

Um comentário:

  1. Emílio Amódio era irmão mais velho de Carlos Amodio, meu pai. Ambos trabalhavam na Rede de Viação Paraná Santa Catarina. Quando da Construção do Estádio Durival de Brito, as traves foram confeccionadas nas Oficinas da Rede, tendo a participação da mão de obra de meu pai. Conforme seus próprios relatos.

    ResponderExcluir