terça-feira, 24 de setembro de 2013

Linha do Tempo - 1914

No dia 14 de julho de 1914, na região do Borgheto ,localizada no bairro do Água Verde, Tarquino Todeschini  fundava o Savóia Futebol Clube, que era uma homenagem a família real italiana e as cores do novo clube seriam as mesmas da bandeira italiana : verde, vermelha e branca.
O primeiro presidente do Savóia foi Tarquino Todeschini, tendo como fundadores; Luiz Petrolla, Antônio Cavichiolo, Alexandre Guierres, Felisbino Passos.
Savóia Futebol Clube, fundado no dia 14 de julho de 1914.
Na Curitiba do início do século XX, havia uma local que era conhecido como "quarteirão do Tigre", que ficava entre aos ruas João Negrão, Marechal Floriano Peixoto e Desembargador Westphalem, onde existiam dois times de futebol: Leão F.C. e Tigre.F.C.
No dia 19 de dezembro de 1914, as duas equipes realizaram uma partida amistosa, onde o Tigre venceu por 2 a 1. Após a partida houve um churrasco de confraternização entre os jogadores das duas equipes. A certa altura o sr. Carlos Thá teve a ideia de unir as duas agremiações e assim nascia o Britânia Sport Club, que era uma homenagem a Grã Bretânia, berço do futebol.
O primeiro presidente do Britânia foi Francisco Zanicotti, sendo secretário  João Tesseroli e tesoureiro João Felipe Galli. 

Britânia Sport Club, fundado no dia 19 de novembro de 1914.

No dia 17 de dezembro  de 1914, nascia em Curitiba mais um clube de futebol, que  levava o nome de Água Verde, e tinha o verde e branco como as suas cores.
Seu primeiro presidente foi Humberto Fruet, que era de tradicional família curitibana.

Esporte Clube Água Verde, fundado no dia 17 de dezembro de 1914.


Fonte: Arquivo pessoal
Qualquer cópia feita deste blog deverá conter todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página.



Nenhum comentário:

Postar um comentário