quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Memória Tricolor: Abel Braga


Após sete partidas sem vencer no campeonato brasileiro de 1999, a diretoria do Paraná Clube decidiu fazer uma mudança no comando técnico da equipe: rescindiu o contrato do treinador Valdyr Espinosa e contratou o técnico Abel braga.
O novo técnico não teria uma tarefa das mais fáceis por um clube corria um sério risco de rebaixamento e restando apenas 8 partidas para o final do campeonato.
Antes de acertar com o Paraná Clube, o técnico Abel Baga já havia recusado ofertas das equipes do Internacional, Remo, Gama e aceitou ser técnico do clube, após ser convencido pelo amigo Zequinha, com quem já havia trabalhado na equipe do Atlético Paranaense no ano de 1997.
A partida de estréia do técnico Abel Braga foi no dia 9 de outubro de 1999, contra a equipe do Corinthians no Estádio do Pacaembu, e apesar da derrota por 1 a 0, o técnico gostou do que viu em campo: "a partida foi equilibrada, onde o Paraná Clube criou pelo menos 6 oportunidades de gol, e falhou na hora da finalização", disse o técnico após a partida.
Na primeira partida diante a sua torcida aconteceu no dia 16 de outubro de 1999, no Estádio do Pinheirão contra a equipe do Gama. Nessa partida o técnico Abel Braga lançou o jovem atacante Márcio (Márcio Ferreira Nobre) e que marcou o gol da vitória.
Mesmo com o pouco tempo de trabalho, Abel Braga conseguiu deixar a equipe com a sua cara ou seja, um time com espírito de luta e com muita raça. Mas isso não foi o suficiente para evitar o rebaixamento do clube para a 2ª divisão do campeonato brasileiro de 2000, pois naquele ano os clubes seriam rebaixados conforme a média dos pontos dos campeonatos de 1998 e 1999.
No início do ano 2000, o técnico Abela Braga tinha um elenco muito jovem e que seria a base para as disputas das três principais competições durante o primeiro semestre: a Copa Sul-Minas, Copa do Brasil e o campeonato paranaense.
Na Copa Sul-Minas o clube fez uma boa campanha, sendo desclassificado na semi-final para a equipe do Cruzeiro.
No início do mês de março, o técnico Abel Braga já preparava a equipe para a estréia na Copa do Brasil no dia 9 de março contra a equipe do Americano de Campos, quando recebeu uma proposta irrecusável para substituir o técnico Antônio Lopes que havia sido demitido da equipe do Vasco da Gama.
Mesmo com pouco mais de 4 meses no comando técnico, a passagem do técnico Abel Braga  foi positiva, pois deixou um time jovem com seu estilo de jogo e lançou para a equipe principal alguns jogadores das categorias de base com o zagueiro Milton do Ó, e os atacantes Ilan e Márcio.

No dia 9 de outubro de 1999. Abel Braga era apresentado como novo técnico do Paraná Clube.

Abel Braga conversa com os meias Jorginho e Fernando Diniz.

Fonte:
Arquivo Pessoal.

Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página.










    

Nenhum comentário:

Postar um comentário