sábado, 11 de maio de 2013

Túnel do Tempo: Água Verde - Campeão Paranaense de 1967


O campeonato paranaense de 1967 começava e a equipe do Água Verde estreiava em casa, no Estádio Orestés Thá contra a equipe do São Paulo da cidade de Londrina e não foi das melhores pois perdeu por 1 a 0.
Na segunda rodada a equipe do Leão enfrentava a equipe do Primavera no Estádio Belfort Duarte e a equipe comandada eplo técnico Geraldo Damasceno conquistava os seus primeiros pontos no campeonato. Russinho aos 38 minutos e aos 41 minutos do 2° tempo garantiram a vitória.
O primeiro clássico foi contra a equipe do Ferroviário no Estádio Orestes Thá e mais uma vez o ponta Russinho fez o gol da vitória do Leão sobre o Boca Negra.
Ao final do 1° turno a equipe do Água Verde mostrava uma campanha bastante irregular com 4 vitórias, 3 derrotas e 4 empates
Na largada do 2° turno a equipe segundo a equipe larga com uma importante vitória contra o Grêmio de Maringá no Estádio Willi Davis.
Nesse turno a equipe fez uma campanha mais regular conquistando 5 vitórias e 6 empates, sendo que nos clássicos contra os grandes da capital a equipe ficou invicta.

A campanha do Leão da Vila Guaira nos dois turnos foi:
22 jogos, sendo 9 vitórias, 10 empates e 3 derrotas.
16 pontos perdidos e 26 pontos ganhos.
26 gols pro e 17 gols contra, com um saldo positivo de 11 gols.
Artilheiros: Russinho 8 gols
Juquinha: 6 gols
Carlinhos: 4 gols
Padreco e Jairton: 2 gols
Natal, Silvano, Pedrinho e Fonti: 1 gol

As equipes do Água Verde e do Grêmio de Maringá terminaram empatadas e disputariam o título em uma decisão extra de duas ou três partidas.
Através de um sorteio a primeira partida foi disputada no dia 10 de dezembro no Estádio Willi Davis em Maringá.
Mais de 20 mil torcedores compareceram para assistir a primeira partida da série decisiva. Por jogar em casa a equipe do Grêmio atacava mais e a equipe do Água Verde estava bem postada na defesa, sendo que seu principal jogador na partida foi o goleiro Heitor que praticou importantes defesas. No final dos 90 minutos o empate sem gols agradou o técnico Geraldino e os seus comandados.
Na primeira partida da decisão a equipe do Água Verde jogou com: Heitor; Zé Carlos, Titure, Sílvio e Zezinho; Pedrinho e Natal; Jairton, Padreco, Juquinha e Russinho.



A segunda partida foi disputada no dia 17 de dezembro no Estádio Belfort Duate, onde apesar da chuva que caiu antes da partida a torcida do Leão compareceu em grande número o que representou a maior renda do campeonato.
A partida começou com a equipe do Grêmio dominando a partida, onde Português e Didi comandavam o meio de campo. A partir dos 25 minutos a equipe do Água Verde equilibrou as ações e começou a dominar a partida, mas não conseguiu traduzir as sua superioridade em gols.
A segunda etapa foi totalmente da equipe do Água Verde, onde o destaque da partida foi o atacante Russinho.
Aos 15 minutos a euipe do Águ aVerde abria o marcador com o atacante Pedrinho. O empate da equipe do Norte veio 12 minutos depois através do atacante Ademir Fragoso.
Após tomar o gol do empate a equipe do Água Verde partiu para o atque e conseguir fazer o segundo gol aos 36 minutos: A equipe do Água Verde tem uma falta do lado da grande área, Natal toca na pequena área para Pedrinho que com um leve desvia do goleiro Adilson. Festa nas arquibancadas do Belfort Duarte.
No final da partida a equipe do Grêmio tem um escanteio a seu favor, Iauca cobra pela ponta direita e Ademir Fragoso da uma "puxeta" para o gol. Zé Carlos desvia de cabeça para Rodrigues que domina e com um leve toque cobriu o goleiro Heitor, que faz o golpe de vista, mas quando se virou, a bola bate na trava, no seu joelho e a bola entra contra a suas próprias redes, era o empate do Grêmio de Maringá.
Na segunda partida da decisão a equipe do Água Verde jogou com: Heitor; Zé Carlos, Titure, Sílvio e Zezinho; Teteu e Natal;Pedrinho, Padreco (Silvio), Juquinha e Russinho.
A terceira partida estava marcada para o dia 19 de dezembro no Estádio Durival de Brito e no caso de um novo empate, haveria uma prorrogação de 30 minutos e mesmo assin não tendo um vencedor, a moeda apontaria o campeão.
A partida começou com a equipe do Grêmio de Maringá com mais posse de bola e chutando de qualquer distância para o gol defendido pelo goleiro Heitor, que em uma noite de muita inspiração, não permitiu que o Galo do Norte tivesse uma maior sorte.
A primeira chance do Água Verde na partida aconteceu aos 36 minutos após uma cobrança de falta de Juquinha e assim terminava o primeiro tempo da partida com o placar em 0 a 0.
No segundo tempo, o técnico Geraldino trocou o Teteu por Padreco, deslocando Amilcar para a extrema esquerda e recuando Pedrinho para recompor a meia cancha e com isso aumentou a pressão contra a equipe do Grêmio de Maringá.
Aos 25 minutos a equipe do Água Verde abria o marcador: Titure lancou Padreco pela ponta direita, que de primeira cruzou para o artilheiro Russinho, que de sem pulo fez um belíssimo gol.
Após ficar atrás do placar a equipe do Grêmio saiu mais para o ataque, mas parava nas mãos do goleiro Heitor. Quando tinha a posse de bola a equipe da Vila Guaíra tocava a bola, fazendo o tempo correr até o apito final do juiz Waldemar Nader.
O Água Verde joogou com: Heitor; Zé Carlos, Titure, Sílvio e Zezinho; Teteu (Padreco) e Natal; Pedrinho, Amilcar, Juquinha e Russinho.

1° turno

20 de maio de 1967: Água Verde 0X1 São Paulo
27 de maio de 1967: Primavera 0X2 Água Verde
10 de junho de 1967: Água Verde 1X0 Ferroviário
18 de junho de 1967: Apucarana 0X0 Água Verde
25 de junho de 1967:Água Verde 2X0 Grêmio Maringá
01 de julho de 1967: Atlético 1X1 Água Verde
09 de julho de 1967: Água Verde 1X1 Londrina
23 de julho de 1967: Coritiba 1X1 Água Verde
30 de julho de 1967: Jandaia: 3X1 Água Verde
13 de agosto de 1967: Água Verde 1X3 Seleto
20 de agosto de 1967: União Bandeirante 1X3 Água Verde


2° turno

27 de agosto de 1967: Grêmio Maringá 0X2 Água Verde
07 de setembro de 1967:Água Verde 2X1 Primavera
10 de setembro de 1967: Água Verde 2X2 União Bandeirante
24 de setembro de 1967:Ferroviário 0X0 Água Verde
08 de outubro de 1967: Água Verde 1X1Coritiba
15 de outubro de 1967: Seleto 0X1 Água Verde
22 de outubro de 1967: Água Verde 1X1 Jandaia
05 de novembro de 1967: Londrina 0X1Água Verde
12 de novembro de 1967: São Paulo 0X0 Água Verde
18 de novembro de 1967: Água Verde 1X1 Atlético
25 de novembro de 1967:Água Verde 2X0 Apucarana

Decisão do Título

10 de dezembro de 1967: Grêmio Maringá 0X0 Água Verde
17 de dezembro de 1967: Água Verde 2X2 Grêmio Maringá
19 de dezembro de 1967: Água Verde 1X0 Grêmio Maringá


Os jogadores campeões:

Goleiros: Heitor Amorim Perocca (Heitor), Pedro Bueno de Freitas (Pedro Bueno)

Laterais e zagueiros: José Carlos de Oliveira (Zé Carlos), Reinaldo Ataíde dos Santos (Titure), Sívio Moscardi (Silvio), Luis Carlos Miranda (Zeola), José da Silva (Zezinho), Afonso Chuelong (Fonti).

Meio campo: Mateus Boaventura dos Renédios (Teteu), João Pires Natal (Natal), Silvano Benedito Alves de Lima (Silvano), Pedro Paulo Pinto Wabeski (Pedrinho), Flórido (Flórido Krechmer).

Atacantes: Amilcar João Batistela (Amilcar), Oswaldo Luis Cossnasze (Padreco), Jairton Teles Sant'ana (Jairton), José Pisante da Rocha (Juqinha), Adalberto Tadeu Vorobi (Russinho), Carlos José Ferraz (Carlinhos), Fernando A. Carvalho (Japonês).

Técnico: Geraldo Damasceno (Geraldino).

Fonte: Jornal Tribuna do Paraná, 20 de dezembro de 1967
Russinho marca o gol do título.
Fonte: Jornal Tribuna do Paraná, 20 de dezembro de 1967
Silvio, Ademir Rodrigues e Natal.Fonte: Jornal Tribuna do Paraná, 20 de dezembro de 1967

Fonte: Jornal Diário Popular.





Fonte: Arquivo Pessoal
Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autoriais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página.



  




Um comentário:

  1. Aí meu amigo, tem mais história sobre o atacante chamado Jairton Telles de Santana (meu pai): https://www.facebook.com/jairton.tellesdesantana/photos

    Abraço!

    ResponderExcluir