Com a inauguração do seu estádio, o Palestra Itália queria fazer com que seus adversários sentisem a pressão do "Inferno Verde", como ficou conhecido.
Em 1964 o presidente do clube era o senhor Brasil Soldati, que preparou o programa de inauguração:
10:00 horas: coquetel as autoridades e convidados;
10:30 horas: visita as instalações do novo estádio;
15:30 horas: partida inaugural entre as equipes do Palestra Itália e do Água Verde.
Entre as autoridades presentes, merecem um destaque:
Sr. Otto Doetche, representando o prefeito de Curitiba;
Dr. Agostinho Schwaba, representando o o diretor técnico do DER;
Dr. Gilberto de Abreu Pires, presidente do Conselho Regional de Desportos;
Dr. José Milani, presidente da Federação Paranaense de Futebol;
Major Rui Rui Batista Marcondes, menbro do C.R.D;
Dr. Ney Simas Pimão, presidente do Clube Atlético Ferroviário;
Dr. Luiz Nascimento, representante do Água Verde;
Dr. Waldomiro Rauth, presidente do Real.
Lauro Araújo Pimentel foi o juiz da partida, sendo auxiliado por Reinaldo José Fizziola e Wilson Nascimento.
As 15:30 horas o juiz deu início a partida e o primeiro gol no novo estádio não demorou a sair, aos 4 minutos de partida Grilo recebeu um lançamento pela meia esquerda e cruzou para Duílio marcar.
No segundo tempo a equipe do Água Verde fez o seu segundo gol aos 13 minuto,com Gasparim.
O destaque da partida foi o jogador Grilo do Água Verde.
Apesar do mau tempo em Curitiba, um bom público compareceu ao estádio, proporcionando uma arrecadação de Cr$ 132.200,00.
As equipes:
Palestra Itália: Osires (Fernando); Fontanelli, Dinho, Orley e Cide; Martelo e Nene; Odirley II, Djalma e Renê.
Água Verde: Antoninho; Leumir, Luis (Mário Ferreira), Ticão e Fonti; Japonês (Juquinha) e Pacífico; Luizinho (Chico), Duílio (Breno Mello), Grilo e Gasparim.
O goleiro Fernando sai para praticar a defesa na partida inaugural do Estádio do Palestra Itália |
Fonte: Arquivo Pessoal.
Fotografia: Palestra Itália x Água Verde, Jornal Tribuna do Paraná.
Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página
Perdoem-me a intromissão, mas na qualidade de torcedor tricolor por parte de Agua Verde, devo fazer 2 adendos: o estádio do Palestra Itália no Tarumã foi inaugurado em março de 1963 e não em 1964 (o jogo amistoso foi contra o Coritiba). E muito embora o terreno tenha sido doado pelo governador Moisés Lupyon em 1957, o nome do estádio era Palestra Itália - o mesmo que também foi usado no estádio do Batel que depois passou para o Juventus e adotou o nome Franklin Delano Roosevelt. Na verdade o estádio Moisés Lupyon era o estádio do Bloco Morgenau, no Cristo Rei. Peço que consultem o meu livro de estádios Palco das Emoções - Uma Pequena Enciclopédia dos Estádios (de 2005). Grato pela postagem.
ResponderExcluirPerdoem-me a intromissão, mas na qualidade de torcedor tricolor por parte de Agua Verde, devo fazer 2 adendos: o estádio do Palestra Itália no Tarumã foi inaugurado em março de 1963 e não em 1964 (o jogo amistoso foi contra o Coritiba). E muito embora o terreno tenha sido doado pelo governador Moisés Lupyon em 1957, o nome do estádio era Palestra Itália - o mesmo que também foi usado no estádio do Batel que depois passou para o Juventus e adotou o nome Franklin Delano Roosevelt. Na verdade o estádio Moisés Lupyon era o estádio do Bloco Morgenau, no Cristo Rei. Peço que consultem o meu livro de estádios Palco das Emoções - Uma Pequena Enciclopédia dos Estádios (de 2005). Grato pela postagem.
ResponderExcluir