quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Caxias e o gol do Fantástico

17 de julho de 1983, domingo chuvoso em Curitiba, mas mesmo assim a partida Pinheiros e Colorado estava marcada para o estádio Joaquim Américo em Curitiba.
A equipe do Pinheiros vinha de um empate contra o União em Bandeirantes e o Colorado vinha de uma vitória contra a equipe do Londrina na Vila Capanema, o clássico prometia.
Com um gramado muito pesado as duas equipes não conseguiam jogar um bom futebol. A equipe do Pinheiros tentava as jogadas de ataque com o ponta Odilon, mas na sua frente tinha a marcação implacável do lateral Chiquito.
No meio de campo do Colorado, Marinho tentava articular alguma jogada, mas o gramado pesado não ajudava.
As emoções da partida ficaram para o segundo tempo; aos 32 minutos, Norberto bateu uma falta no meio de campo para o lateral Ramirez que recebeu na lateral direita e fez o cruzamento, o zagueiro Caixas ao tentar cortar o cruzamento mandou para as próprias redes, fazendo Pinheiros 1 a 0.
Aos 44 minutos, Ademir fez falta no lateral Chiquito, falta na intermediária do Pinheiros. Quando todos pensavam que seria feito um cruzamento para a área do Pinheiros, Caxias tomou longa distância e bateu forte, a bola entrou no ângulo esquerdo do goleiro Zico, que só fez o golpe de vista.
A noite o gol foi escolhido como "Gol do Fantástico" e ficou entre os 12 gols mais bonitos do ano de 1983.


Campeonato Paranaense de 1983 - 9ª Rodada
Data: 17 de julho de 1983 / Domingo
Pinheiros 1X1 Colorado
Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba
Horário: 15:30 horas
Juiz: Tito Rodrigues
Renda: Cr$ 1.509.600,00
Público: 2.953 pagantes
Gols: Caxias (contra) aos 32 minutose Caxias aos 43 minutos do 2° tempo.
Cartão vermelho: Reginaldo e Cláudio aos 32 minutos do 2° tempo.
Pinheiros: Zíco; Ramirez, Reginaldo, Osni e Luís Fernando; Maurício, Norberto e Casinha (Ademir); Válter (Poleto), Miguel Amaral e Odilon.Técnico: Sérgio Poletto.
Colorado: Padreco; Chiquito, Paulo Marcos, Caxias e Ary Marques; Castor, Sousa (Marildo) e Marinho; Cláudio, Jones e Roldão. Técnico: Urubatão Calvo Nunes.


Caxias empata a partida com um golaço de falta da intermediária


Caixas e o gol do Fantástico

Qualquer cópia feita deste blog deverá conter todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Diário Tricolor: 18 de fevereiro de ...



1945
Na partida válida pela 1ª rodada da "Taça Curitiba", o Comercial (*), vence a equipe do Atlético por 4 a 3.
(*) ex-Palestra Itália e Paranaense.

1967
Na partida válida pela 3ª rodada do "Torneio de Verão", Água Verde e Guarani de Ponta Grossa empatam em 1 a 1.

1973
Na partida válida pela 2ª rodada do campeoanto parananese, a equipe do Colorado vence o União Bandeirante por 2 a 0, com dois gols do atacante Zezinho.
O Colorado jogou com: Romeu; Bira, Álvaro, Zequinha e Brando; Pedrinho e Natálio; Toni (Ortiz), Careca (Mosquito), Zezinho e Laone. Técnico: Daltro Menezes.


Zezinho, a direita, marcou os dois gols da vitória colorada.


1975
Na partida válida pela 5ª rodada do 1° turno do campeoanto paranaesne, a equipe do Colorado vence o Paranavaí por 3 a 1 na Vila Capanema.
Os gols foram marcados por: Tião Abatiá (2) e Édson Madureira.
O Colorado jogou com: Ladel; Bira, Flávio, Di e Édson Madureira; Zé Antônio. Dreyer, Galeno, Tião Abatiá, Sérgio Santos e Mosquito (Batista).Tácnico: Sérgio Moacir Torres.


1990
Na partida válida pela 3ª rodada do campeoanto paranaense, Londrina e Paraná Clube empatam em 1 a 1 ,no primeiro confronto entre as duas equipes.
Adoílson fez o gol do Paraná.
O Paraná Clube jogou com: Ademir Maria; Régis, Ariomar, Vágner Bacharel e Ednélson; Roberto Alves, Henágio e Adoílson; Sérgio Luiz, Marquinhos Benatto e Marcos Gaúcho (Pedrinho Maradona). Técnico : Rubens Minelli.

1995
Na partida válida pela 4ª rodada do campeoanto paranaense, Paraná Clube e Batel de Guarapuava, empatam em 0 a 0 na Vila Capanema.

2009
O Paraná Clube fazia a sua estréia na Copa do Brasil diante da equipe do Mixto no Estádio José Frageli na cidade de Cuiabá. Com gols Luiz Hemrique e Gedeon o Paraná Clube vence por 2 a 1.


Fonte: Arquivo Pessoal.
Fotografia: Colorado x União Bandeirante, Jornal Diário da Tarde.

Qualquer cópia feita deste blog deverá conservar todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Diário Tricolor: 17 de fevereiro de ...

1947: Nascia na cidade de Porto Alegre, o meia Ney ( Sydnei Boa Nova), que jogou no Colorado em 1971 e 1972.

1947: Nascia na cidade de São Paulo, o lateral Hermes ( Hermes da Rocha Freitas Júnior), que jogou no Pinheiros nos anos de 1980 e 1981.

1949: Nascia na cidade de Porto Alegre, Ubiratan Barbosa, o Bira, que foi lateral direito do Ferroviário e Colorado.

1969: Na partida válida pelo “Torneio Esperança” ( 14ª vaga para o campeonato), o Britânia vence o Grêmio Oeste por 4 a 1.

1973: Na partida válida pela 2ª rodada do campeonato paranaense, o Pinheiros vence a equipe do Iguaçu de União da Vitória por 2 a 0 no Estádio Orestes Thá. Djair e Nei marcaram os gols do Leão.

1974: Colorado e Londrina empatam em 2 a 2 na partida amistosa realizada no Estádio Vitorino Gonçalves Dias.

1991: Na partida válida pela 5ª rodada do campeonato brasileiro da 2ª divisão, Coritiba e Paraná Clube empatam em 0 a 0.

1998: Na partida válida pela 8ª rodada do campeonato paranaense, o Paraná Clube vence a equipe do Apucarana (PR), por 2 a 0, na Vila Olimpica.

2001: Na partida válida pela 5ª rodada do campeonato paranaense, o Paraná Clube vence o Francisco Beltrão por 3 a 1 na Vila Capanema.

2007: O Paraná Clube fazia a sua primeira partida na Taça Libertadores da América na fase de grupos. Jogando no Estádio José Pachencho Romero, em Maracaibo na Venezuela, o Paraná Clube venceu por 4 a 2, com uma atuação perfeita do meia Dinélson.

2008: Na partida válida pela 10ª rodada do campeonato paranaense, o Paraná Clube venceu por 4 a 1 a equipe da Portuguesa/CAC (PR) no Estádio José Garbelini, em Cambé.

2010: Na partida válida pela 7ª rodada do campeonato paranaense, Paraná Clube e Operário (PR) empatam em 1 a 1 na Vila Capanema

2012: Na partida válida pela 9ª rodada do campeonato paranaense, Paraná Clube e Arapongas (PR) empatam em 2 a 2 na Vila Capanema.


Qualquer cópia feita deste blog deverá conter todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página


Memória Tricolor: Dionísio

Antônio Dionísio Filho começou a sua carreira nas categorias de base do Botafogo de Ribeirão Preto e ficou conhecido após a conquista do campeonato mineiro de 1976 jogando pelo Atlético Mineiro.
Em 1978 foi contratado pelo Atlético Paranaense para a disputa do campeonato brasileiro e do campeonato parananense.
No ano seguinte foi jogar na equipe do Coritiba onde conquistou o título de campeão parananense.
Foi na equipe do Pinheiros que Dionga conquistou três títulos: campeão paraense da segunda divisão em 1982, campeão paranaense em 1984 e 1987.
Trabalhou por anos nas categorias de base do Paraná Clube, onde comandou a equipe na Copa Conmenbol em 1999.
Atualmente o ex-lateral trabalhava como comentarista da rádio Banda B de Curitiba.
No dia 16 de fevereiro Dionísio faleceu e deixou o futebol paranaense mais triste.

Dionísio com o técnico Márcio Araújo ( Foto: Jornal Gazeta do Povo)


Dionísio disputa a bola com os colorados Da Silva e Carlos Alberto Rodrigues em 1978. ( Foto: Jornal Gazeta do Povo)

Pinheiros em 1986, com o lateral Dionisio.

Dionísio comanda o Paraná Clube na Copa Conmenbol. ( Foto: Jornal Gazeta do Povo)


Qualquer cópia feita deste blog deverá conter todas as informações sobre os direitos autorais, bem como acompanhado pela referência de sua respectiva fonte, citando o endereço eletrônico da página

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Paraná Clube x Atlético (PR) - Campeonato Brasileiro de 2003

Após empatar na 1ª rodada com a equipe do Santos (PR) na Vila Belmiro, o Paraná Clube teria um clássico pela frente contra a equipe do Atlético (PR)
no estádio Pinheirão.
Seria a primeira vez que a torcida estaria perto das novas contratações como o atacante Renaldo, o meia Marquinhos e o goleiro Flávio, que jogaria a primeira vez contra o se ex-clube.


Campeonato Brasileiro - 2ª Rodada
Data: 6 de abril de 2003 / Domingo
Paraná Clube 3x0 Atlético (PR)
Local: Estádio Pinheirão
Horário: 17:00 horas
Juiz: Paulo César Oliveira (SP), auxiliado por Roberto Braatz e Gilson Pereira (PR)
Público: 8.905 pagantes.
Gols: Fernandinho aos 10 minutos , Renaldo aos 23 minutos do 1° tempo; Marquinhos aos 6 minutos do 2° tempo.
Cartão amarelo: Ageu, Fernando Miguel e Marquinhos (P), Diego, Igor e Adriano.
Cartão vermelho: Everton aos 29 minutos do 2° tempo.
Paraná: Flávio; Milton, Cristiano Ávalos (Sandro Blum), Ageu e Fabinho; Goiano, Fernando Miguel (César Romero), Fernandinho e Marquinhos; Caio e Renaldo (Éverton). Técnico: Cuca
Atlético(PR): Diego;Alessandro, Igor, Rogério Corrêa e Ivan; Leomar (Luciano Santos), Rodriguinho, Adriano e Fabrício (Fernandinho); Ilan (Fabinho) e Dagoberto. Técnico: Vadão.


Gols da partida:



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Edu (Eduardo Antunes Coimbra)

No dia 5 de fevereiro de 1947, nascia na cidade do Rio de Janeiro o meia Edu (Eduardo Antunes Coimbra).
Jogou no Colorado nos anos de 1977 e 1978.
A primeira partida com a camisa do Colorado foi no dia 29 de janeiro de 1977 e válida pela 3ª rodada da Taça Clemente Comandulli / Taça Cidade de Curitiba. Nessa mesma partida marcou o seu primeiro gol com a camisa colorada.
No ano de 1977, Edu disputou 32 partidas, marcando 9 gols.
Em 1978 disputou apenas 7 partidas pelo campeonato brasileiro e marcou 2 gol.
No campeonato paranaense disputou 15 partidas e foi o artilheiro do campeonato.
Parabéns ao Edu.



Marquinhos Ferreira

No dia 5 de fevereiro de 1963, nascia na cidade de em Araraquara-SP, o meia Marquinhos Ferreira (Marcos Novelli Ferreira).
O jogador jogou em 1989 no Pinheiros e participou do primeiro elenco do Paraná Clube.
Ficou na Vila Capanema até 1993 e fez 130 partidas com a camisa do Paraná Clube.
Parabéns ao Marquinhos Ferreira.


domingo, 1 de fevereiro de 2015

Campeonato Paranaense - 2015 / 1ª rodada - Paraná Clube x Prudentópolis (PR)

1ª rodada / 31 de janeiro de 2015 / Domingo
Paraná Clube 3x1 Prudentópolis (PR)
Local: Estádio Durival de Britto e Silva, em Curitiba
Horário: 19:30 horas
Árbitro Rogério Menon da Silva (PR), auxiliado por Ivan Carlos Bohn (PR) e André Luiz Severo (PR)
Renda: R$ 48.665,00
Público: 1.930 pagantes ( 2.502 total)
Gols: Carlinhos aos 6 minutos, Ricardinho aos 44 minutos do 1° tempo. Bruninho aos 17 minutos do 2° tempo.
Paraná Clube: Marcos; Netinho, Renan, Cleiton e Bruninho; Ricardinho, Jean, Ricardo Conceição (Leandro Vilela), Lúcio Flávio; Yan Phillipe (Lucas Pará) e Carlinhos (Yan). Técnico: Luciano Gusso.
Prudentópolis (PR): Felipe; Diogo, Henrique, Robenval e Anderson; Danilo, Wellinghton, Alex Ricardo e Adinil; Fernandinho e Sérgio.Técnico: Joel Preisner.

Estatísticas:

- Partida número 531 do Paraná Clube em campeonatos paranaenses;
- Vitória número 275 do Paraná Clube em campeonatos paranaenses;
- Bruninho aos 17 minutos do 2° tempo marcou o gol de número 842 do Paraná Clube em campeonatos paranaenses.
- Partida número 185 do Paraná Clube em campeonatos paranaenses jogando na Vila Capanema.